Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia cria vídeo para conscientizar classe médica

O mieloma múltiplo é uma doença que se origina através dos plasmocitos, células da medula óssea que se proliferam desordenadamente, afetando células como leucócitos, hemácias, e outras células importantes da defesa do organismo. 

Os sintomas do mieloma variam de acordo com o nível em que a doença está, podendo variar de insuficiência renal, anemia, infecções recorrentes e a dor óssea, que se acentua em nível lombar na maioria das vezes.

Os pacientes chegam ao consultório medico informando dor óssea e algum tipo de cansaço. Se o médico não estiver preparado para investigar a causa e suspeitar do mieloma, o paciente pode sofrer um diagnóstico tardio em alguma outra ocasião, trazendo consigo enfraquecimento dos ossos, facilitando espontaneamente fraturas em atividades diárias ou em alguma queda. 

Para confirmar a dor óssea associada ao mieloma, um exame simples deve ser realizado: a eletroforese de proteína sérica, exame barato e que pode diagnosticar precocemente o mieloma múltiplo ou a GMSI (gamopatia monoclonal de significado indeterminado). 

Com o diagnóstico antes do acometimento dos ossos e órgãos, o tratamento pode ser menos tóxico para o paciente, evitando o uso de analgésicos e diálise, no caso dos que tiveram acometimento da função renal.

Saiba mais sobre o mieloma múltiplo, acesse o site da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). http://www.abrale.org.br

Assista o video informativo:



Compartilhe no Facebook

Digite abaixo seu endereço de email para ficar informado sobre novidades, pesquisas clínicas, notícias e novos tratamentos. (Seu e-mail não será divulgado).
Após digitá-lo, clique em ENVIAR

Feito isso, acesse seu e-mail e confirme a mensagem que enviaremos até você



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *