O que é Mieloma?

Esta doença tem maior incidência em pessoas idosas, em geral, maiores de 65 anos. Entretanto, a doença tem atingido cada vez mais, pessoas na faixa dos 35 – 60 anos.

O mieloma múltiplo é uma doença que afeta a medula óssea e se caracteriza pelo aumento do plasmócito, um tipo de célula que produz imunoglobulina, proteína que participa de nosso sistema de defesa. Esta doença tem maior incidência em pessoas idosas, em geral, maiores de 65 anos, sendo mais rara em indivíduos com menos de 35 anos (menos de 1% dos casos).

Grandes avanços no tratamento desta enfermidade ocorreram desde a introdução do primeiro tratamento com melfalano e prednisona, ainda na década de 60. O mieloma múltiplo representa 1% de todos os tipos de câncer, sendo o segundo mais comum entre os hematológicos, ficando atrás dos linfomas não-Hodgkin, em adultos.

Entenda um pouco mais sobre os plasmócitos

Mieloma múltiplo é um câncer formado por células plasmáticas malignas. As células normais do plasma são encontradas na medula óssea e são uma parte importante do sistema imunológico.

O sistema imunológico é composto de vários tipos de células que atuam juntas no combate às infecções e outras doenças. Os linfócitos são o principal tipo de célula do sistema imunológico. Existem dois tipos principais de linfócitos: células T e células B.

Quando as células B respondem a uma infecção, elas amadurecem e se transformam em células plasmáticas. As células plasmáticas produzem os anticorpos (imunoglobulinas) que atacam e destroem os germes. Os linfócitos podem ser encontrados em muitas áreas do corpo, como nos gânglios linfáticos, medula óssea e na circulação sanguínea. As células plasmáticas, no entanto, são encontradas principalmente na medula óssea, no tecido esponjoso, localizado na parte interna e central dos ossos.


Compartilhe no Facebook

Digite abaixo seu endereço de email para ficar informado sobre novidades, pesquisas clínicas, notícias e novos tratamentos. (Seu e-mail não será divulgado).
Após digitá-lo, clique em ENVIAR

Feito isso, acesse seu e-mail e confirme a mensagem que enviaremos até você



3 ideias sobre “O que é Mieloma?

  1. Pingback: Revlimid – O que é o Mieloma Múltiplo? | Farma USA

  2. fiz um exame e colocaram na obs. gerais:
    ausencia de bandas monoclonais, o que isso? estou preocupado minha consulta e so dia 01/08/2013 devo aguardar?
    • Oi Devair, tudo bem?
      Se você está em dúvida em relação aos seus exames, peça para que o médico veja o exame antes da consulta.
      Não temos o intuito de fazer diagnóstico pela internet.
      No mais, se precisar de algo, conte conosco!

      Curta nossa página > http://facebook.com/combatecancer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>